Sejam Bem-vindos!


CRN-4 Atualiza. Uma plataforma online com cursos de atualização gratuitos para profissionais de diversas áreas da Nutrição. Mais conhecimento onde você estiver!


Conselho Regional de Nutricionistas da 4° Região / RJ-ES.

CRN-4 Atualiza - Curso Lean: avanços na gestão da segurança dos alimentos através da microbiologia e da gestão de processos


Módulo 1 - Lean: avanços na gestão da Segurança dos Alimentos através da microbiologia e da gestão dos processos

Professora: Nathalia Guimarães

Nutricionista Mestre em Higiene Alimentar pela UFF;  MBA em Business Process na Fundação Getúlio Vargas; MBA (em andamento) em Data Science e Analytics na USP; Gerente de projetos em melhoria contínua em restaurantes e indústria de alimentos; Green Belt Lean Six Sigma; Cofundadora da CozinhaLean


Módulo 2 - Lean: os avanços na gestão em alimentação coletiva para reduzir dores e custos e melhorar eficiência, qualidade e saúde emocional.

Professora: Fernanda Bainha

Professora de graduação e Pós-graduação em alimentação coletiva; Mestre em Engenharia de Produção; Doutoranda em Microbiologia de Alimentos; Pesquisadora em Segurança dos Alimentos; 12 anos de atuação em Gestão da Qualidade e Operações em Serviços de Alimentação; Consultora e Palestrante



Módulos:

Módulo 1)  Aplicativo sobre Sustentabilidade na Produção de Refeições

Professora: Luciléia Granhen Tavares Colares 

Mestre em Nutrição Humana, pela UFRJ; Doutora em Ciências na Área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UEPG; Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade na Produção de Refeições (LASUPRE). É Líder do Climate Reality Project Brasil.

Módulo 2) Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais na Produção de Refeições Professora: Ana Paula Bandeira de Oliveira

Nutricionista Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Doutora em Engenharia Área de Concentração: Gerenciamento de Resíduos pela Unisinos, São Leopoldo/RS. Pesquisa tecnologias limpas e ferramentas ambientais para a produção de refeições. Coordenadora do Bacharelado em Nutrição da Unisinos – São Leopoldo. Realiza assessoria para boas práticas de manipulação nos estádios de futebol Arena e Beira-Rio em Porto Alegre/RS.

Módulo 3) Sustentabilidade na Produção de Refeições

Professora: Elaine Cristina de Souza Lima

Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UNIRIO. Idealizadora do projeto VegAN - Alimentação e Nutrição Vegetariana. Mestre e Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Líder do grupo de pesquisa Alimentação, Saúde e Meio Ambiente - CNPq UNIRIO.

CURSO: Vegetarianismo

  1. Introdução aos conceitos do Vegetarianismo" - Professora Elaine Lima 

  2. Aplicação da dietética vegetariana no planejamento de cardápios - Professora Elaine Lima 

  3. Vegetarianismo na Gestação e Lactação - Professora Ana Luisa Faller 

  4. Questões da dietética vegetariana - Alessandra Pereira


Curso:  Assistência alimentar e nutricional materno-infantil

Módulo 1 

Estratégias de alimentação adequada e saudável: aplicação do Guia Alimentar para menores de 2 anos

Professora: Silvia Farias

Módulo 2

Assistência nutricional em gestantes em tempos de pandemia

Professora: Cláudia Saunders

Módulo 3

Assistência nutricional em lactantes em tempos de pandemia

Professora: Nathalia Almeida




O curso conta com a presença de cinco especialistas em temas importantes sobre discussões que precisam ser pautadas na nossa sociedade e especialmente, em nossa categoria. O conhecimento é um grande aliado na luta contra o preconceito e a discriminação. Profissionais capacitados são essenciais para garantir a inclusão de uma sociedade mais igualitária e justa.

O curso tem como finalidade ajudar os profissionais a administrar seus perfis na internet sem ferir o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. No total são quatro módulos que abordam diferentes vertentes do tema e trazem discussões de interesse da categoria.

1° módulo: Legislação: Suplementos Alimentares – Resolução CFN n.656/2020
Professora: Sula de Camargo 

2° módulo: Avaliação Nutricional para Suplementação
Professora: Rafaella Ribeiro Sâmia

3° módulo: Suplementação Nutricional na Nutrição Clínica
Professora: Fernanda Vaz

4° módulo: Suplementação Nutricional na Prática Esportiva
Professor: Elton Bicalho

O CRN-4 Atualiza lança o curso “O nutricionista na pandemia de Coronavírus” com uma série de aulas divididas em três módulos: Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Saúde Coletiva. O curso tem como finalidade abordar a Nutrição com o exercício profissional durante a pandemia da Covid-19.

 Logo_CRN4_PQ